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Solução EaD: 5 problemas que EaD resolve na sua empresa

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Listamos 5 problemas comuns nas empresas que são resolvidos com uma solução EaD. Será que sua empresa enfrenta algum destes?

Problema #1: Custos elevados de treinamento

São vários os casos em que este problema pode ser detectado. Seja por espalhamento geográfico das unidades, alto índice de rotatividade ou mesmo crescimento rápido da equipe, os custos se multiplicam quando os treinamentos são realizados presencialmente.

Em empresas que contam com muitas unidades ou equipes dispersas geograficamente, os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem dos treinandos ou instrutores são os grandes vilões. Ou, mais caro ainda, pagar o preço de ter, por exemplo, equipes comerciais remotas mal treinadas e ver os números das vendas caindo.

Já para empresas como call centers e redes varejistas, que costumam apresentar alta rotatividade (turnover). Ou para aquelas que estão crescendo e aumentando a equipe rapidamente, onde o vilão é o custo recorrente de treinar os funcionários recém chegados, deslocando muitas vezes a equipe produtiva para a tarefa do treinamento.

Solução EaD:

A grande vantagem do ensino a distância contra este problema é o fato de que sua curva de retorno sobre investimento ser crescente. Ou seja, conforme o tempo passa, maior o retorno — mais funcionários treinados — e menor o investimento — já que a maior parte do custo fica concentrada na etapa inicial, de produção do conteúdo.solucao-ead-custos

Problema #2: Falta de informação sobre a aprendizagem

Você e sua equipe prepararam um treinamento comercial completo, sobre o carro-chefe da sua empresa, com detalhes técnicos bastante ricos, técnicas de venda e informações de mercado. Tudo isso disponível em vídeo, num canal próprio para isso dentro da sua intranet.

Assim, o número de visualizações está crescendo, mas os resultados em vendas não aparecem e você e sua equipe começam a se perguntar: O que deu errado?

Mesmo em um exemplo como este, em que o ensino a distância foi utilizado como meio de explicitar o conhecimento, existe a aresta da falta de respostas relevantes tais como “qual o índice de abandono do curso?”, “em que módulo os alunos deixam o treinamento?” ou “qual informação os colaboradores tiveram mais dificuldades para absorver?”. Sem resultados para perguntas como essas, sua equipe de T&D dificilmente saberá exatamente o que deve ser reparado para garantir a eficácia do conteúdo construído.

Solução EaD:

A chave para problemas como este é disponibilizar conteúdos e-Learning que sigam os padrões de comunicação SCORM em conjunto com uma plataforma LMS que forneça as informações de que você precisa em relatórios de aprendizagem. Voilà, as informações de que você e sua equipe precisam na sua mão!

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Problema #3: Não ter alcance e escala em treinamentos

Treinar uma grande equipe em salas de aula é muito dispendioso em tempo e, portanto, em custos. Isso porque salas de aula comportam um número limitado de alunos, o que faz com que você tenha que ter um instrutor disponível por mais horas para aplicar o treinamento.

Se forem equipes com diferentes turnos, você precisará dispor de mais de um instrutor, o que aumenta os custos mais ainda.

Solução EaD:

O Ensino a distância (EaD) te garante a escala e alcance de que você precisa, você pode treinar milhares de colaboradores ao mesmo tempo, sem limitações físicas ou de horário, já que os treinamentos assíncronos — em que aluno e professor não estão online ao mesmo tempo — também podem ser aplicados.

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Problema #4: Para custos elevados de suporte a clientes

Uma dificuldade enfrentada tipicamente por empresas de software com amplas carteiras de clientes, em que o atendimento e suporte são um verdadeiro gargalo consumindo boa parte do orçamento, são os altos custos com o setor de atendimento e suporte.

Se aplicados presencialmente, os treinamentos são outro grande passivo para a empresa, que deve manter equipes técnicas em múltiplos locais ou mesmo deslocar pessoal para aplicarem treinamentos em lugares onde não há operação.

Além destes altos custos relacionados ao suporte e treinamento — presenciais ou não,  o tempo de espera por atendimento também começa a ser percebido pelos clientes e a criar frustrações para as duas partes.

Solução EaD:

Cursos e-learning focados em clientes diminuem o custos de suporte e treinamento, capacitando o cliente em seu produto. E então, a equipe de suporte pode focar em, a partir de relatórios, acompanhar e dar autonomia para o usuário.

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Problema #5: Para informações importantes não documentadas

É comum em empresas que crescem rapidamente que alguns funcionários mais experientes, que acompanharam a história da empresa, detenham conhecimentos processuais e técnicos fundamentais para o funcionamento do negócio.

É claro que este funcionário deve ser reconhecido por sua experiência e seu papel dentro da empresa. Mas e em sua ausência? O funcionamento da empresa não pode ser prejudicado, certo? Mas em muitos casos isso acontece e a equipe acaba ficando perdida sem informações-chave, que estão concentradas em uma úncia pessoa.

Solução EaD:

Com as informações em mídia digital, disponíveis em um LMS unificado, por mais que o conhecimento esteja com seus funcionários mais estimados, haverá sempre uma réplica em um treinamento e-Learning. E você poderá dar férias para eles com a tranquilidade de que seu negócio continuará funcionando sem problemas.

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Sua empresa enfrenta 1 ou mais problemas dessa lista?

E então, sua empresa enfrenta algum desses problemas que EaD resolve? Deixe nos comentários o que você achou e qual sua principal dificuldade hoje com treinamentos. Espero que essa lista tenha te ajudado a encontrar algumas soluções.

Existe uma série de outras questões que podem ser solucionadas com uma boa estratégia EaD. Existem também vários formatos de curso que podem ser aplicados conforme a necessidade do projeto. Você pode conferir alguns em nossa página de cases.

Ainda, para te ajudar a fazer um bom planejamento de curso, você pode fazer o curso abaixo gratuitamente. Matricule-se agora mesmo.

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Sobre o autor

Kalina Renno

Apaixonada por comunicação, marketing e ensino, acredito que o mundo pode ser transformado por cada um de nós. Internacionalista por curiosidade, marketeira por decisão e otimista por natureza.

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