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3 ações de apoio para você acompanhar seus alunos durante o treinamento online

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Essa etapa é para você que já passou pelo planejamento, estruturação do treinamento e convite para seus alunos. Hoje vamos focar em como acompanhá-los durante o treinamento.

Se você tem poucos colaboradores fazendo um treinamento específico, esse acompanhamento pode ser simples de fazer como apenas telefonar ou visitar a pessoa para questionar o andamento do aprendizado.

Se este não é o seu caso e você tem um grande volume de alunos, você precisa planejar ações em escala para conseguir acompanhar todos. Desde o início do aprendizado até a conclusão do conteúdo. Mas você deve estar se perguntando…

 

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Por que eu preciso oferecer apoio durante o treinamento?

Justo. Você dedicou um bom tempo no planejamento pré-treinamento para não deixar faltar nada, e agora é responsabilidade dos alunos de estudar, certo?

Errado.

Quando treinamos adultos, devemos lembrar que eles precisam saber o que vão ganhar com aquela ação/atividade para ver valor, e desta forma, estudar de fato. Acontece que se você ofereceu uma trilha de aprendizagem ao invés de um curso de 10 minutos, o seu aluno vai precisar ser lembrado do porquê de estudar aquilo durante o processo. Caso contrário a chance de você não ter engajamento, é grande.

Desenvolver pessoas não acaba na hora da entrega do conteúdo. Mas sim, quando você consegue analisar quanto seus alunos aprenderam e o quanto eles vão melhorar como profissionais para trazer mais resultados para sua empresa.

Por este motivo você deve acompanhar qualquer processo de desenvolvimento e treinamento na sua empresa. Só assim você conseguirá garantir engajamento e melhores resultados de aprendizado com seus alunos.

Agora, vamos para as ações?

 

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Ação #1 – Automação personalizada

Automações são sistemas que conseguem operacionalizar algumas ações ou processos. Neste caso, estamos falando da automação personalizada de disparo de email para acompanhar o aprendizado dos seus alunos.

Mas antes, lembre-se: utilize com equilíbrio. Ainda estamos lidando com pessoas e portanto, automações quando utilizadas com frequência e de maneira muito artificial, podem não ser bem recebidas por seu público.

Sobre a ação, a intenção é que você consiga ter escala, mas também que a pessoa que esteja recebendo sinta que você está falando com exclusividade para ela. Você vai notar que essa é uma técnica popular no meio de marketing e propaganda. É comum recebermos e-mails que parecem que foram escritos exclusivamente para nós, mas que na verdade, foram automatizados por uma ferramenta.

Essa automação é mais simples de fazer do que parece, já que existem muitas ferramentas que fazem esse trabalho gratuitamente. Alguns LMSs acoplam esse tipo de recurso, mas se o seu não têm, dê uma olhada no MailChimp. É um exemplo de ferramenta gratuita que recomendamos e que permite o envio de vários e-mails de uma vez só. E melhor, de uma forma que pareça exclusivo para aquela pessoa.

Portanto, organize na ferramenta quais colaboradores concluíram ou não concluíram os treinamentos, e acompanhe-os. Programe lembretes para que eles completem suas atividades, e comunique prazos. Questione o aprendizado e peça feedback sobre o que está sendo estudado.

 

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Ação #2 – Aproveite a influência de líderes e decisores

Você automatizou o envio de e-mails e conseguiu engajar vários alunos de volta ao treinamento. Mas o conteúdo ainda não acabou e você está considerando repetir a operação para conseguir mais engajamento. Tenha calma, este é o ponto de equilíbrio que falamos anteriormente. Automação não deve ser utilizada com muita frequência porque pode soar artificial.

Agora a abordagem deve ser mais pessoal, mas ainda não um a um. Afinal você tem um volume grande de alunos. Chame os principais influenciadores das áreas, supervisores, gestores, coordenadores, líderes… Eles serão a ponte de contato entre você e seus treinandos.

É importante que os influenciadores façam parte do programa de treinamento na hora de conseguir mais engajamento dos alunos. Pense como será vantajoso, quando os líderes das áreas divulgarem os benefícios do conteúdo e ainda consigam motivar os alunos a concluí-lo? Eles têm um grande envolvimento com sua equipe, portanto aproveite isso.

 

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Ação #3 – Abordagem direta com grupos de colaboradores

Como ação final, chegamos finalmente ao contato um a um. Mas não se preocupe, pois o contato não é com cada aluno, e sim com grupos de dois ou três treinandos.

A intenção aqui não é falar com todos os colaboradores que passaram pelo treinamento e que ainda não o concluíram. Procure falar com grupos de poucos pessoas e incentive-os a repassarem as informações. A palavra se espalhará e o restante do trabalho será feito.

Conclusão

São ações simples mas que fazem uma super diferença na vida dos treinandos. Demonstrar interesse no feedback deles, e acompanhar se o conteúdo está sendo efetivo é fundamental para que seus alunos saibam da importância do treinamento para os resultados da empresa.

Utilize discurso sobre benefícios e vantagens para a vida dos seus alunos. Mostre o que eles têm a ganhar ao concluir o curso. Cobranças e obrigações não funcionam, eles precisam ver valor para surgir interesse pelo estudo e pelo conhecimento. Só acompanhando para você conseguir enriquecer de fato as próximas experiências em treinamento.

Quais ações você utilizar para apoiar os seus treinandos? Conta pra gente nos comentários!

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Sobre o autor

João Romão

Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.

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