Blog

3 ferramentas de edição para o analista de treinamento + bônus

É comum, nas áreas de T&D, que analistas de treinamento e DIs também sejam responsáveis pelo visual dos programas. Essa é uma atividade que pode consumir bastante tempo da rotina de um profissional, principalmente aliada à quantidade de outras atividades que o analista costuma desempenhar. 

Como sabemos que o analista de treinamento não tem, necessariamente, formação na área de criação visual, o que torna o processo ainda mais desafiador, pensamos em algumas ferramentas super acessíveis que vão te ajudar. Nenhuma delas exige conhecimento especializado, e todas possuem opções gratuitas.

Se identificou com esse desafio?! Então vem conhecer as dicas que vão te auxiliar na hora de editar visualmente seus treinamentos.

#1 ferramenta para edição de fotos

Caso você precise fazer a edição de suas fotos em um software fora da sua ferramenta de autoria, tem um jeito bem simples, utilizar o Canva, um editor de fotos online. A ferramenta te ajuda a melhorar a aparência de suas fotos de maneira descomplicada e gratuita. Você não precisa ter experiência com edição para usar o programa. É só seguir esses passos:

  1. Cadastre-se no Canva e abra o “Editor de Fotos”
  2. Faça upload da sua foto
  3. Edite sua imagem, adicione filtros, altere contraste, tamanho, corte e outros
  4. Faça download da imagem
  5. Salve e compartilhe

Simples assim! É possível usar para convite, divulgação e materiais de comunicação para o treinamento.

#2 ferramenta para edição de áudio e vídeo

É sabido como os vídeos podem ser um formato de mídia bastante agregador para o seu programa de treinamento. Eles podem trazer dinamismo e engajamento por parte do treinando. Para o analista de treinamento, no entanto, a produção de vídeos pode ser uma atividade bem desafiadora, principalmente quando se trata de vídeos de animação.  

Normalmente, as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento desses vídeos são complexas, como as do pacote Adobe (Premiere e After Effects). Esses softwares demandam um conhecimento minimamente aprofundado para que o resultado do vídeo seja satisfatório. Por conta disso, a melhor opção para a sua empresa pode ser terceirizar essa demanda, e evitar que ela monopolize a operação do analista de treinamento. 

Aqui na Mobiliza nós contamos com um time de profissionais que entendem bastante de vídeos de animação. Porém para esse conteúdo, procuramos algumas ferramentas online que facilitam edições rápidas de vídeo. Elas podem te ajudar, por exemplo, quando um cliente quer só um pedacinho do vídeo que ele já tem, quer colocar apenas o áudio de um vídeo no treinamento, ou a criação de um slide show com algumas fotos. 

Nossa sugestão para isso é o Vídeo Cutter. O legal é que, sendo online, não é necessário fazer download e instalação de softwares. Você pode carregar vídeos de até 500 MB, em vários formatos (avi, mp4, mv4). Depois é possível realizar pequenas edições, como cortar, girar, ou ajustar o tamanho dos vídeos. Muito bom, né?! 

Para extrair um áudio do seu vídeo, você pode usar o Audio Cutter. As duas ferramentas não precisam de nenhuma habilidade especial, é tudo bem simples. Apenas carregue o arquivo, selecione um fragmento usando os marcadores e clique em “cortar”, “girar” ou “extrair”.

Para outras edições de áudio, também existe o Audacity. Ele é um software gratuito, que edita, corta, e disponibiliza alguns efeitos para áudio de forma muito simples. O software é bem leve e tem uma interface amigável e intuitiva. Exporta em diversos formatos (wav. mp3, ogg). Basta importar o áudio a ser editado, cortar o que se deseja com ferramenta de corte e exportar a nova versão.

#3 ferramenta para criação de GIFs

Outro recurso de animação que auxilia bastante a engajar o treinando no conteúdo, além de dar um visual mais moderno e descontraído para o treinamento, é o GIF. Apesar de ele ser uma animação “simples” em comparação a um vídeo, por exemplo, e de ter excelente suporte a navegadores (pois funcionam como imagens), os GIFs são relativamente complexos de ser produzidos do zero. Fazer isso demanda um conhecimento mais profundo em algumas ferramentas que são voltadas para especialistas, como Photoshop ou After Effetcs. 

GIFs tem um tamanho de arquivo pequeno e são reproduzidos automaticamente, não é necessário adicionar nenhum plugin para carregá-los na sua página. Então, para auxiliar o analista de treinamento que gostaria de usar esse formato em seu treinamento, mas não sabe como desenvolvê-los, o site loading.io é muito interessante. 

Com o loading.io você consegue carregar o seu ícone (que pode ser baixado do flaticon, um site com uma grande biblioteca gratuita de ícones), e animá-lo de um jeito bem rápido e fácil. É possível também criar textos animados (pouco texto, claro) e fazer download de ícones animados que já estão prontos. Eles possuem um plano de assinatura bem acessível, caso você queira utilizar em grande escala esse recurso, mas também é possível usar gratuitamente com algumas limitações.

Bônus: extensões de apoio

Além de todas as ferramentas super bacanas de que falamos, vamos mostrar mais três plug-ins que você pode incorporar ao seu navegador. Elas certamente vão auxiliar nas suas atividades. É super rápido de fazer:

Whatfont– com essa extensão para Chrome você pode inspecionar as fontes da Web apenas passando o mouse sobre elas.

Collorzilla– nessa extensão para Chrome e Firefox você tem um conta-gotas para obter a cor de qualquer pixel na página. Também existe um seletor de cores avançado, semelhante aos que podem ser encontrados no Photoshop e no Paint Shop Pro.

Print friendly & pdfs. – Uma extensão de Chrome, Firefox, Edge e Safari, para transformar páginas web em PDF ou prepará-las para impressão.

E aí, achou que as ferramentas podem ser úteis pra você? Procuramos trazer recursos que realmente facilitam o cotidiano do analista de treinamento, e que tem aplicação em diferentes contextos de trabalho!

Aqui embaixo você vai encontrar uma lista com os links de todas as ferramentas, assim fica mais prático para salvar nos favoritos ou consultar por aqui sempre que precisar.

Ah, e se você conhecer outras ferramentas, compartilhe com a gente nos comentários.

Guia de links de acesso:

Webinar:
Ferramentas que facilitam o dia a dia do DI!

 

Sobre o autor

Ana Bortoloni e Iohanna Roeder

Ana Bortoloni - É designer na Mobiliza e trabalha com EAD desde sempre. Usa a natureza e seus 2 filhos como fontes de inspiração e é super ligada em novidades tecnológicas. Iohanna Roeder - É graduada em ciências sociais e mestre em jornalismo. Entrou na área de EaD em 2015 e não saiu mais, atuando como designer instrucional desde então. Trabalha desenvolvendo treinamentos na Mobiliza.

Se você gostou deste, pode gostar também...

5 ferramentas que facilitam o dia a dia do Designer Instrucional (DI)
Gamificação, vídeo e mais 8 tipos de treinamento online – Como escolher formato de acordo com o conteúdo?
Applique Tips #8 – Dicas para criar gráficos na ferramenta Applique

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!