Blog

Applique 1.55 | Ferramenta de texto reformulada!

Capa_1-55_2

Desde que lançamos o Applique focamos em manter a ferramenta simples, rápida, e de alta produtividade. Além disso, queremos que os cursos e-learning desenvolvidos no Applique sejam compatíveis com a maioria das plataformas LMS de mercado, e principalmente com os navegadores de internet mais comuns (Chrome, Firofox, Internet Explorer 9+ e Safari). E por fim, queremos que os usuários não precisem aprender design ou programação para montar seus cursos EaD.

Um grande valor para nossa equipe é escutar e entender quem utiliza o Applique. Afinal, a ferramenta foi feita para facilitar a vida dos nossos usuários. E havia um pedido recorrente desde que o Applique foi lançado: mais ferramentas de edição de texto.

Esse pedido gerou uma longa discussão sobre prós e contras de liberar a edição e decidimos em reformular todo o recurso de texto. Logo, a Versão 1.55 do Applique é dedicada a todos os nossos usuários e os feedbacks que nos guiam e nos ajudam a melhorar a plataforma.

Aproveitem!

Antes de mais nada…

A primeira ação a ser feita para usar a nova versão do Applique é limpar o cache do seu navegador. No Chrome é bem simples, basta clicar CTRL + SHIFT + DEL que irá aparecer a tela abaixo:

cache-clean

Basta configurar conforme mostra a imagem e clicar em Limpar dados de navegação. Já está pronto para utilizar as novas funcionalidades do Applique.

Novas funcionalidades do recurso de texto

Agora o recurso de texto está de cara nova:

new-text-res

Foram adicionados:

  • Tachado;
  • Subescrito e Sobrescrito;
  • Mudança do tamanho das fontes, tanto com valores em lista como a possibilidade de inserçao manual;
  • Otimizaçao da definiçao de cores das fontes;
  • Mudança da tabulaçao do texto;
  • Textos com links agora suportam formatos http, https, mailto: e até arquivos em ftp:;
  • Otimizaçao do recurso de link para download de arquivos;
  • Otimizaçao do recursos de glossário;

Além disso, otimizamos o próprio fluxo de texto e resolvemos alguns problemas que alguns usuários apontaram.

E mudar o tipo de fonte?

Um pedido que recebemos constantemente é alterar o tipo de fonte. Nossos usuários querem mudar a fonte de Arial para Calibri, ou Verdana, ou Times New Roman, ou qualquer outra fonte.

Essa é uma funcionalidade que não implementamos, e ainda não sabemos quando será implementada. Os motivos são três: manter a coesão visual do curso; compatibilidade e; tamanho do pacote exportado.

Coesão visual é a ideia de manter a ferramenta simples, e o usuário final não precisar entender de design gráfico. Queremos evitar que se utilize muitas fontes o que pode prejudicar a apresentação do curso para o usuário final.

Compatibilidade é relacionado ao curso elearning produzido no Applique funcionar em diversos dispositivos como tablets e celulares, além dos mais diferentes navegadores de internet. Para que uma fonte como Calibri seja compatível, é necessário incluir no pacote exportado do cursos vários formatos da mesma fonte. Um formato para Firefox, um formato para Internet Explorer 9, outro formato para Internet Explorer 11 e assim vai. E, para ter a compatibilidade que a gente quer, cada fonte consome cerca de 10MB de tamanho do pacote exportado. Ou seja, se adicionar 5 textos com fontes diferentes, o pacote SCORM exportado ficaria com 50MB apenas com arquivos de fonte.

E, como alguns LMSs não aceitam pacotes com mais de 70MB, nossa decisão foi de limitar a alteração durante a edição do curso.

Mas, existe uma forma de ter suas fontes no Applique, como foi o caso utilizado pela Volkswagen. É possível inserir até duas fontes na base do seu padrão gráfico da sua instância do Applique. Converse com seu consultor, caso tenha interesse nessa customizaçao.

Conclusão

O Applique vai continuar evoluindo conforme os comentários dos nossos usuários, além de novas funcionalidades que vão chegando. Logo, lançaremos diversos recursos interativos novos para você enriquecer ainda mais seus cursos EaD.

Se ainda não conhece o Applique, acesse a página da plataforma e solicite uma demonstração. Você irá economizar bastante com seus cursos e-learning, além de ganhar agilidade e autonomia na produção dos treinamentos.

Sobre o autor

João Romão

Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.

Se você gostou deste, pode gostar também...

Os conteúdos sobre T&D mais lidos em 2018
CBTD 2018: depoimentos palestrantes e Método T&D na Prática
Aquecimento CBTD 2018: Veja o que vai rolar no evento e no estande da Mobiliza

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!