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Incentive a adesão do seu público sem utilizar modelos prontos de convite para treinamento online

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Se você está lendo esse artigo, significa que já planejou, produziu e publicou seu treinamento na plataforma LMS. Agora vem o próximo passo que é fazer seu público aderir ao conteúdo. É comum encontrar na internet modelos prontos de convite, mas desta vez não vamos utilizá-los.

O motivo de você não precisar destes modelos prontos de convites é porque adesão não significa apenas disparar um template de email que você encontrou na internet – mesmo que esse template tenha dado certo para outra empresa – e esperar que seus alunos compareçam e estejam engajados em aprender.

Portanto você vai precisar dar atenção aos 3 seguintes pontos: Discurso, Conteúdo e Recorrência.

O convite é a primeira conexão dos seus alunos com o conteúdo que você vai oferecer. É o primeiro impacto que vai motivá-los a estudar e aprender para trazer mais resultado para sua empresa. Por isso continue lendo este artigo para saber como ter mais resultado na adesão de seus alunos, ao trabalhar a forma como você os convida.

 

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#1 – Atenção ao discurso utilizado

Vamos começar pelo discurso. Discurso é o que define o tom da comunicação. É aqui que você vai determinar o valor que o seu colaborador precisa ver para fazer o treinamento online. Semântica aqui é vital para o sucesso de sua ação, e para impulsionar esse resultado vamos utilizar a base da andragogia.

Para recapitular, andragogia estuda como nós adultos aprendemos. A andragogia tem como característica fundamental que adultos só aprendem se virem aplicação no curto prazo do que aprenderam. Além disso, adultos precisam perceber ganho pessoal com qualquer ação de aprendizagem. O motivo não é porque nos tornamos egoístas com o passar do tempo, mas sim porque nossa atenção e energia são recursos limitados.

Por isso, demonstre no seu convite o que o colaborador ganha ao fazer o seu treinamento. Utilize um discurso claro e objetivo. Simplesmente convidar para o treinamento ou comunicar que o curso está disponível não resolve. Lembre-se que quando se trata de comunicação, nunca confie no óbvio. Esclareça tudo para sua audiência.

Vamos utilizar o discurso de marketing – principal área que entende comunicação – de uma empresa de pasta de dente que precisa incentivar seu público a comprá-la, para entender como a importância da forma como você se comunica.

Considere que a MarcaX da empresa de pasta de dente poderia ter como frase publicitária as duas versões abaixo:

  • Tenha um sorriso lindo, e dentes saudáveis utilizando a pasta de dente MarcaX.
  • Compre pasta de dente MarcaX.

Na primeira frase, veja como a comunicação apresenta os benefícios e fica muito mais interessante do que a segunda, no imperativo, quase como uma ordem para comprar.

Utilize a mesma lógica para treinamento. Veja como fica a versão de um convite caso utilize essa orientação:

  • Aumente sua comissão de vendas ainda este mês! Após fazer o curso sobre o ProdutoX, você vai converter os clientes que precisa para alcançar sua meta. O curso do ProdutoX está disponível na plataforma de aprendizagem. Acesse.

O discurso, a semântica da frase importa. Coloque-se no lugar do seu público e se questione: “O que é que eu vou ganhar com isso?”. A partir daí, monte seu convite.

 

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#2 – Atenção ao conteúdo comunicado

Vamos abrir agora para o conteúdo, já que falamos sobre qual discurso será utilizado.

O que e quem faz o convite importa muito na adesão. Utilizar um dos modelos prontos de convite para treinamento da internet tem um impacto bem inferior quando você utiliza por exemplo, o CEO da empresa ou o líder da área a dizer: “Gente, fiz o curso e vai ajudar muito a lidar com os clientes”. A validação de influenciadores importa muito para seus colaboradores.

Modelos prontos de convite para treinamento podem passar a sensação de que o convite não foi pensado para seus colaboradores. Dedique-se ao conteúdo, mostre prévias do curso, teasers, vídeos com depoimentos de quem já fez ou mesmo depoimentos de gestores, especialistas.Incluir depoimento de quem já concluiu o curso agrega muito ao material. Além de você receber feedback sobre a qualidade do material que você oferece, ainda o valida para os outros colaboradores.

Além disso, existe um efeito fantástico em chamar colaboradores para fazer o depoimento. A psicologia cognitiva diz que, se uma pessoa toma uma decisão e defende algo, essa pessoa vai tender a repetir esse papel futuramente. Logo, se um colaborador defender o curso frente a uma câmera, ele se tornará um defensor por toda a empresa, aumentando sua taxa de adesão por boca-a-boca.

 

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#3 – Atenção à recorrência do convite

Quando falamos de recorrência, estamos falando sobre a sobre a quantidade de convites que você deve fazer. Você pode estar se questionando “qual a necessidade de enviar mais de um?”, certo?

Enviar um único convite por e-mail gera um grande risco da comunicação passar despercebida pelo seu colaborador. O extremo oposto também não é o ideal, enviar diversos e-mails, comunicação impressa, pode soar desespero.

Mas qual a quantidade ideal então? Envie convites espaçados de 3 a 7 dias. Vou explicar o porquê a seguir.

A psicologia cognitiva diz que a recorrência traz credibilidade. No caso de um convite para treinamento, ao receber mais de um, seus colaboradores vão perceber maior importância no programa. O resultado de adesão será alto já que você está demonstrando interesse no crescimento dele e seu colaborador ainda valorizou os benefícios e a validação das outras pessoas..

Vamos dar uma olhada em uma ação prática de convite? É muito importante que o conteúdo de cada convite seja diferente. Enviar o mesmo e-mail vai trabalhar contra você, prejudicando a credibilidade da ação.

Recapitulando, então: o convite tem que apresentar os benefícios dos treinamentos, e no caso de o colaborador não aderir ao treinamento, devemos convidá-lo novamente. Utilize depoimentos de gestores e outros colaboradores ao seu favor para incentivar que a adesão aconteça nos próximos convites. Ah, e cuide para que o colaborador que iniciou o treinamento no 2º ou 3º email não receba mais convites.

Exemplo de cronograma de ação:

Dia 1: Convite por email com benefícios.
Dia 7: Convite com vídeo com depoimento do CEO.
Dia 14: Convite com depoimento de um colaborador que terminou o treinamento.

 

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Conclusão

Discurso, conteúdo e recorrência. Esses são os 3 pontos no qual você deve focar para conseguir incentivar seus colaboradores a aderirem aos seus treinamentos.

É comum dedicar tempo no início do projeto que é o planejamento e a produção do treinamento, e acabar deixando de lado o processo a partir do curso finalizado. Mas reflita, o projeto só termina quando você consegue analisar os resultados de fato com o programa concluído. Portanto a adesão, o convite, é uma etapa tão importante quanto as outras de planejamento, produção de conteúdo, acompanhamento e análise.

Modelos prontos de convite para treinamento que são achados na internet não condizem com a sua realidade e com a realidade do seu público. Portanto, dedique tempo a essa etapa como parte do planejamento para conseguir uma boa taxa de adesão. Qualquer dúvida, coloca aqui nos comentários.

Sucesso!

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Sobre o autor

João Romão

Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.

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