Treinamento corporativo
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Para descobrir se Ensino a Distância (EaD Corporativo) funciona para você, a primeira coisa a se perguntar é “quais problemas ele resolve?”.

Essa e muitas outras questões serão respondidas aqui.  O objetivo deste post é fazer com que você conheça alguns dos principais desafios que podem ser solucionados por EaD corporativo, para, então, descobrir se ele se aplica a sua estratégia de treinamentos. Também vamos apresentar uma forma segura de você dar os primeiros passos com EaD empresarial.

E então, quer conhecer as principais dificuldades em treinamento que o EaD resolve?

Alta rotatividade de funcionários

Grandes centros, grupos varejistas e call centers são exemplos de empresas que costumam sofrer com uma grande rotatividade de funcionários, o que gera custos de treinamento constantes.

Com o EaD este custo é diminuído drasticamente, já que, uma vez que construído o treinamento, ele pode ser disponibilizado online aos novos funcionários sempre que necessário. E tem mais, é comprovado que investir em treinamento e capacitação aumenta a satisfação do funcionário, então, com uma boa estratégia, o EaD corporativo pode acabar reduzindo também seus índices de rotatividade. Não é ótimo?

LNT

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Espalhamento geográfico das unidades

Ter muitos funcionários espalhados, ou várias unidades é ótimo em termos de capilaridade de vendas, mas gera três problemas relacionados ao treinamento presencial. O primeiro é o custo de deslocamento, estadia e alimentação do treinando ou do professor. O segundo é a velocidade do treinamento: se um professor for itinerante, ele vai demorar semanas até conseguir treinar toda a sua equipe. Isso pode desfavorecer a produtividade e também as vendas. O terceiro problema é diminuir a permanência do treinando no posto de trabalho para que ele participe dos treinamentos presenciais.

O EaD corporativo resolve os três problemas de uma só vez, já que os treinamentos online podem ser acessados de qualquer unidade ou mesmo por funcionários remotos, sem que precisem deixar seus postos de trabalho para estudar. Ou seja, você não só economiza com deslocamento, estadia e alimentação, como aumenta o retorno gerado pelos colaboradores.

Diminuição das vendas

A crise que começou lá no último semestre de 2014, provocou severas mudanças no cenário econômico nacional em 2015 e, infelizmente, a estimativa é que 2016 também seja um ano adverso quando o assunto é vendas.

Manter os números ou mesmo aumentar vendas pode ser possível, sim. Assim como com o espalhamento geográfico, se você possui parceiros, canais de venda ou mesmo franqueados, o EaD empresarial pode garantir que as informações sobre seus produtos e serviços estejam atualizadas e sejam de rápido acesso.

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Um case muito legal de aumento de vendas é da Becton & Dickinson que conseguiu fechar uma venda porque montou um treinamento EaD e entregou junto com seu produto.

Já deu pra perceber que há muitos desafios cuja solução é uma boa estratégia de Ensino a Distância em mídia digital, né? Outros exemplos são as dificuldades em documentar conhecimentos essenciais para sua empresa que estão muitas vezes retidos com funcionários antigos; conseguir escala em tempo — EaD não possui limitações físicas como salas de aula; propicia liberdade e flexibilidade de horário entre aluno e professor; reduz o tempo necessário para aprendizado; favorece a reciclagem de conhecimento; automatiza o processo de capacitação; etc…

Encontrou alguns dos desafios que você enfrenta na lista acima? Então podemos passar para a próxima etapa: definir a estratégia de implantação.

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Como começar com EaD corporativo

Um bom artifício para quem nunca trabalhou com Ensino a Distância ou precisa implementá-lo em uma cultura acostumada com treinamentos presenciais — em que o baixo engajamento inicial poderá ser uma barreira — é começar com o Blended Learning, que une treinamentos presenciais e a distância. Assim você conseguirá a redução de custos e o engajamento inicial de que precisa.

Uma montadora de automóveis parceira nossa optou pelo Blended Learning e isso trouxe impressionantes resultados em engajamento e economia.

Os funcionários das concessionárias de todo Brasil precisavam ser treinados sobre 3 diferentes carros da marca, mas seria inviável que todas as equipes fossem levadas ao Centro de Treinamentos em São Paulo/SP.

A solução foi dividir o treinamento em duas etapas. A primeira etapa era obrigatória e o curso feito a distância. Nessa etapa eram aplicadas as partes técnica e histórica do treinamento. Os dois funcionários de cada concessionária que se saíssem melhor nas avaliações online seguiriam para a segunda etapa, um curso presencial com duração de 2 dias.

Se fosse totalmente presencial, o mesmo treinamento duraria 5 dias e a forma de escolha dos funcionários que passariam por ele não seria tão segura e meritocrática.

O mais interessante é que o método acabou gerando uma competição saudável entre os funcionários, que queriam ir bem nas avaliações e se engajaram muito mais na etapa online para conquistarem o “prêmio”.

Após o retorno do curso presencial, estes funcionários puderam agir como multiplicadores do conhecimento adquirido, compartilhando as informações com a equipe.

Este é um bom exemplo a ser seguido por quem está começando, espero que te ajude a decidir a desenhar e vender internamente um projeto EaD. Para saber mais sobre a prática do Ensino a Distância, eu sugiro que você faça o curso abaixo. É gratuito, basta se matricular. Aproveite!

Curso Básico: A prática do Ensino a Distância

Saiba o que você precisa para implantar EaD na sua organização, o que é necessário contratar de tecnologia, e como diminuir drasticamente os custos dos seus treinamentos presenciais.