Treinamento corporativo
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Se você ainda não trabalha com treinamento a distância já deve ter se deparado com a dúvida: será que funcionaria para minha empresa?

Para esclarecer a dúvida de que o ensino a distância pode ou não funcionar para sua empresa, separei às 06 principais razões que encontramos ao falar com clientes que questionam o EaD como método de treinamento.

Aproveito para sugerir algumas esclarecedoras trilhas de artigos para desmistificar questões pontuais sobre treinamento a distância. Vamos lá?

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#1 – Descrença: “Não acredito em ensino a distância”

Se pararmos para pensar, essa descrença não diz respeito apenas a treinamentos. Mas a qualquer forma de ensino a distância.

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Não acreditar no EaD é uma opinião que se popularizou com o início das faculdades a distância. Quando havia uma gama de cursos que não eram reconhecidas pelo MEC, e também quando as pessoas desacreditavam num método de aprendizagem que não fosse presencial.

Mas com o aumento da procura e a diversidade de conhecimentos oferecidos a distância, o método possibilitou estudo para muita gente e o EaD acabou se profissionalizando.

Entretanto, não devemos generalizar já que estamos falando de treinamento corporativo neste artigo. Afinal a iniciativa para empresas e instituições de ensino são diferentes. Reflita: na graduação a disposição de aprender vem do aluno. Já nas organizações, a motivação parte da empresa que quer desenvolver competências em seus funcionários.

Para os descrentes, sugiro que leia a trilha de artigos a seguir para te ajudar a compreender como o EaD funciona dentro do ambiente corporativo:

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#2 – Orientação: “Não sei como dar o primeiro passo”

Comece! Mas comece devagar. Lembre que treinamento a distância é um assunto novo para você e sua empresa, e é importante você se familiarizar primeiro. Digo isso porque é comum encontrar empresas que acabam “priorizando tudo” ao implementar algo e depois se dão conta que por falta de orientação investiram mais do que o necessário.

Por evitar investimentos desnecessários, evite mudanças drásticas. Ao inserir o método de treinamento a distância no dia-a-dia da sua empresa, você poderá avaliar o engajamento da sua equipe e recolher feedbacks para entender a melhor opção para a sua realidade.

Por exemplo, trabalhar com Blended Learning (união entre treinamento a distância e presencial) ou adquirir cursos de prateleira por exemplo, são algumas formas de encaixar um novo método de treinamento na sua empresa.

Na trilha abaixo você encontra 02 artigos de como dar os primeiros passos:

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#3 – Insegurança: “Preciso de resultado mas não tenho garantias que vai funcionar”

Se você trabalha com treinamento presencial está acostumado a mensurar resultados conferindo presença, medindo avaliações e engajamento na sala de aula.

No treinamento a distância, você consegue analisar essas mesmas métricas e ainda identificar metas se você trabalha em uma empresa focada em resultados.

Para isso, junte tecnologia com a inteligência da área de treinamento. Isso porque a tecnologia de hoje gera uma infinidade de informações e a inteligência da área analisa esses resultados para aplicar nos próximos métodos de aprendizagem.

Na trilha que vou te sugerir abaixo por exemplo, você vai saber como acompanhar e analisar resultados dos seus treinamentos. Lembrando que essa prática é importante para:

  • Justificar o investimento para a área de treinamento;
  • Adequar os cursos ao “nível” dos alunos ao longo do tempo;
  • Medir o aproveitamento e envolvimento com os cursos;
  • Incentivar a aplicação dos conhecimentos no dia-a-dia;
  • Acompanhar a evolução profissional dos colaboradores.

Aprenda como acompanhar e analisar resultados, na trilha a seguir:

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#4 – Persona: “Considero meu público antigo”

Primeiramente, para falar de público precisamos enfatizar que a faixa etária não quer dizer que você não possa trabalhar tecnologia com ele. Conheça muito bem seu público-alvo antes de começar a definir formatos de entrega de conteúdo.

Analisou bem o público que você precisa treinar? Agora você precisa adaptar os programas de treinamentos à realidade daquele perfil. Seu público estará cada vez mais engajado quando você oferecer um conteúdo adequado para tal. Estamos falando de linguagem, de visual, de interatividade…

Na trilha que vou te sugerir, você vai identificar artigos com características bem distintas para cada perfil. Adultos e jovens por exemplo, tem motivações diferentes, e por isso não devem ser tratados/treinados da mesma forma. Ao entender esse tipo de comportamento você pode começar a pensar em formatos que irão suprir esse perfil com conhecimento.

A seguir você pode acessar conteúdos com foco em perfis e público voltados para T&D.

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#5 – Desmotivação: “Meu pessoal não tem interesse em se reciclar”

Uma equipe desmotivada podem ter diversas razões. Muitas empresas não têm na cultura, o hábito de incentivar seus funcionários a buscar conhecimento, ou mesmo motivá-los a partir de treinamentos.

Se você sente dependência dos seus funcionários na hora de oferecer algum tipo de treinamento, ou ainda reconhece que sua empresa nunca incentivou esse hábito, é importante rever o problema na raiz:

  • Confirme se a sua empresa tem uma cultura transparente e de incentivo para treinamentos;
  • Ou se o conteúdo oferecido está de acordo com o perfil do seu público.

Avaliar essa falta de interesse é importante para o crescimento da sua empresa. Por isso, sugiro que você leia os artigos a seguir sobre:

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#6 – Tradição: “Meu pessoal não é adepto à tecnologia”

Você pode se identificar com essa razão se sua empresa trabalha com um público numa função mais braçal e de chão de fábrica, ou ainda que não tem acesso à tecnologia de ponta na organização.

Voltamos para a definição de formato de mídia e de estrutura, para treinamento a distância, de acordo com o perfil dos colaboradores que você quer treinar. Além do conteúdo, é importante você ter uma estrutura a oferecer para esses colaboradores se você quiser oferecer treinamento a distância. Internet de qualidade, uma sala com computadores, tempo livre para estudos são alguns exemplos de estrutura de treinamento a distância que você deve considerar ter disponível para públicos que não são adeptos a tecnologia.

Na trilha a seguir, sugiro alguns conteúdos que servem como soluções e insights para quem treina essas equipes

Conclusão

Estamos em constante movimento e se reinventar é necessário. Não tenha medo de mudanças, pesquisa e estude para fazer o “desconhecido” desaparecer.

Esses foram as 6 principais razões que nos deparamos quando conversamos com clientes que não trabalham com treinamento a distância ainda. A trilha para cada ponto foi selecionada com o intuito de melhor guiar você sobre cada assunto.

Qual das razões foi a sua? Conta pra nós aqui nos comentários!

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