Blog

Saiba como aumentar o engajamento da sua equipe com gestão e treinamento

engajamento de equipe 1

Me lembro até hoje de quando fechamos nosso primeiro planejamento estratégico. Cheios de mudanças que levaria a empresa para um novo patamar. Eram muitos desafios que a nossa equipe iria enfrentar, e encaramos de frente.

Porém, havia um detalhe que na época eu não havia percebido: não tínhamos boa parte das competências que o planejamento estratégico demandava. Até atividades do dia a dia de vendas haviam mudado e nós não tínhamos as novas competências. E pagamos o preço de aprender na hora. O resultado do ano foi 40% mais baixo por limitação de conhecimento, não por limitação de mercado.

Desde então, a primeira ação depois do planejamento estratégico é entender quais competências não temos, e faço um plano para adquirir. Seja contratando alguém com essa competência, ou valorizando o time atual com treinamento e desenvolvimento.

Neste artigo vou te apresentar como juntar gestão e treinamento e aumentar o engajamento da sua equipe com sua marca, com seu propósito, e defender suas metas.

 

engajamento de colaboradores 2

O que realmente é competência

Entendemos competência como a tríade de conhecimentos, habilidades e atitudes. Simplificando ao máximo:

  • Conhecimento é saber como fazer.
  • Habilidades é saber fazer.
  • Atitude é ir lá fazer.

Gosto de trazer o exemplo de quando era pequeno e sabia como funcionava um carro. Sabia como mudava marcha, quando mudava marcha para ganhar velocidade para fazer ultrapassagem, e a função da embreagem nisso tudo. Eu tinha o conhecimento. Porém, como muitos que devem estar lendo este artigo, sentar atrás do volante pelas primeiras vezes não é tão fácil como a teoria. Eu demorei quase seis meses para adquirir habilidade de dirigir o carro. Até então eu tinha receio de pegar o carro e fazer bobagem. Porém, com o tempo eu fui adquirindo a atitude necessária para pegar o carro e resolver as coisas.

Hoje, isso é automático. Assim como muitos que devem estar lendo esse artigo.

E para melhorar as competência da sua equipe, tudo começa na capacitação.

 

engajamento de colaboradores 3

Como desenvolver competências

Existem três formas mais comuns de uma pessoa adquirir conhecimento.

A primeira forma é trabalhando. Nas atividades do dia a dia as pessoas adquirem experiências com acertos e erros, formando seu corpo de conhecimento de forma empírica. Para tirar maior resultado dessa forma, a empresa deve ter uma gestão que garanta que esses novos aprendizados sejam documentados para que outras pessoas também possam aprender com essas experiências.

Documentar não é criar um arquivo com vinte páginas. Um parágrafo, um checklist, um comentário no software de gestão já dá conta do recado. Pois, ao verificar o histórico, o seu time pode entender o porquê das decisões, dos acertos, e dos erros.

A segunda forma é socialmente. Amigos, chefes, colegas de trabalho, sempre podem ensinar uns aos outros como executar atividades, conceitos teóricos, e atalhos de como resolver problemas melhor e mais rápido. E, assim como na primeira forma, a gestão deve permitir essa troca de informações.

A terceira forma é por treinamento formalizado. E essa é a base para as outras duas formas. É a porta de entrada, como começar. A partir de um treinamento, mesmo que básico, o colaborador consegue desenvolver as competências trabalhando ou socialmente.

E no treinamento é possível simular um ambiente seguro de erros, para que sua equipe possa fazer testes, errar e aprender. Para entender melhor como funciona o ambiente de treinamento online, existe um curso gratuito clicando neste link.

 

engajamento de colaboradores 4

Foco na gestão e no treinamento

Gerenciar as competências do negócio começa nas definições de metas e objetivos. Quanto mais a gestão da empresa trouxer a sua equipe para ajudar nas definições dos objetivos e em como alcançá-los, maior será o engajamento e proatividade do seu time.

Isso ocorre por um fator que os cientistas cognitivos chamam de viés pró-escolha. Eles falam que qualquer pessoa está mais propensa a defender uma decisão que ela fez perante a que ela não fez. Esse mesmo efeito é comum em compras, chamado de racionalização pós-aquisição, que ocorre quando a pessoa defende e levanta motivos pelos quais ela comprou algo.

Baseado nesse viés cognitivo, a gestão atual aponta para onde a empresa está indo, e junto com a equipe define o plano de ação, atividades e objetivos. Uma vez que a equipe defendeu um plano, ela vai ficar mais comprometida com os resultados, com as ações de treinamento, e com as competências necessárias para que o negócio cresça.

Na nossa experiência, estamos trabalhando desta forma a mais de um ano e os resultados têm sido extraordinários. Ao integrar nas definições de como vamos chegar aos objetivos, nossa equipe sabe o porquê das decisões e desenvolveram autonomia em suas áreas. Logo, eu como CEO aqui na Mobiliza consigo delegar muito mais ações e apenas acompanhar o andamento. Eu aponto para onde o barco está indo, e a equipe define como chegar lá.

 

competencias-3

Conclusão

Empresa nada mais é do que pessoas juntas entregando valor para a sociedade. Logo, são seu maior ativo. Não é seu produto, não é sua marca, são suas pessoas. Sem elas, não há marca, não tem como entregar seu produto, não tem como inovar e evoluir.

Investir em gestão e treinamento tem maior impacto do que investir em um software para gerenciar projetos, financeiro ou vendas. Ao investir em gestão e treinamento, você garante futuro para sua empresa e autonomia de operação.

Espero que esse artigo te traga ideias e ações que te ajude a crescer e ter sucesso na sua empresa. Se quiser começar uma ação de treinamento online, saiba mais clicando nesse link e vendo passos determinantes para o sucesso de um treinamento. E conte suas experiências nos comentários abaixo! Sucesso!

Como implementar EaD na sua empresa | Curso Básico

Um guia para por em prática seu projeto de treinamentos online.

Sobre o autor

João Romão

Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.

Se você gostou deste, pode gostar também...

Infográfico: 4 perguntas que mais recebemos sobre treinamento online
Qual é a diferença entre ferramenta de autoria e plataforma LMS?
ROI em T&D: Como analisar resultados pode fazer a sua área crescer

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!