Blog

Ferramentas de autoria e-Learning: características e benefícios

ferramentas-de-autoria-e-learning

As ferramentas de autoria e-Learning, acompanhando a tendência “do it yourself”, ou “faça você mesmo”, vêm ganhando um espaço cada vez maior no mercado de produção de conteúdo.

Por isso traremos neste post as respostas às principais perguntas que surgem quando o assunto são as ferramentas de autoria e-Learning. Vamos lá?!

 

1. O que são ferramentas de autoria e-Learning?

Como o próprio nome diz, ferramentas de autoria possibilitam que seus usuários se tornem autores. No caso da educação à distância, estas ferramentas permitem que você produza seu próprio curso EaD.  

 

2. Quais as vantagens das ferramentas de autoria e-Learning?

As ferramentas de autoria possuem algumas principais vantagens:

  • Baixo custo: com estas ferramentas é possível produzir conteúdo sem a necessidade de contratação de uma equipe especializada, que costuma apresentar um valor alto.
  • Agilidade na produção: essa solução lhe permite respeitar seu próprio cronograma, produzindo conteúdos rapidamente e de formas mais simples. Essa agilidade é  através de templates, que são telas pré-organizadas para receber seu conteúdo.
  • Facilidade na manutenção e atualização: contratar profissionais especializados apenas para realizar pequenas alterações no conteúdo costuma gerar gastos e atrasos desproporcionais. Com ferramentas de autoria você mesmo pode atualizar o conteúdo, sem custo adicional e sem necessidade de negociar prazos com terceiros.

 

3. Quais os principais tipos de ferramentas de autoria e-Learning?

Basicamente, trabalhamos com dois tipos de ferramentas de autoria: as ferramentas mais técnicas e as ferramentas voltadas ao público leigo.

As ferramentas mais técnicas, como o Adobe Captivate, por serem relativamente complexas, permitem a criação de conteúdos bastante ricos e personalizados. No entanto, por este mesmo motivo, exigem que você tenha conhecimentos específicos, e familiaridade neste tipo de software.

Já as ferramentas voltadas ao público leigo, como o Applique, possuem maiores limitações em termos de recursos quando comparadas às ferramentas técnicas, mas são muito mais fáceis de usar, permitindo a produção de cursos com maior agilidade e dispensando conhecimentos específicos em design ou programação, por exemplo.  

 

4. O que são ferramentas de autoria online?

Ferramentas de autoria online são aquelas acessadas via internet, sem a necessidade de download ou instalação de programas específicos. No caso de empresas que utilizam ferramentas de autoria, essa característica dispensa o acionamento da equipe de TI.

As ferramentas mais modernas costumam apresentar este formato, que traz praticidade e segurança aos usuários. Além de poder utilizar a ferramenta de qualquer lugar, por meio de seu usuário e senha, é possível gerenciar e armazenar os arquivos através da própria ferramenta. Podemos utilizar como exemplo de ferramenta de autoria online o Applique, desenvolvido aqui na Mobiliza.  

 

5. Quais formatos de conteúdo posso exportar com ferramentas de autoria e-Learning?

Diferentes ferramentas de autoria possibilitam a criação de diferentes formatos de conteúdo. Por isso, no momento de escolher a sua, saiba onde você irá disponibilizar este conteúdo. A principal linguagem utilizada na Web é o HTML, por isso é interessante que você opte por ferramentas que exportem conteúdo neste formato.

Além disso, é preciso que o conteúdo seja compatível com a plataforma de distribuição escolhida. A maioria dos LMSs monitoram o consumo de conteúdo dos usuários por meio da tecnologia SCORM, por isso, antes de contratar uma ferramenta de autoria, veja se o conteúdo produzido terá essa tecnologia.  

 

6. Como saber qual a ferramenta ideal para a minha necessidade?

Para escolher a ferramenta de autoria ideal, esteja atento aos seguintes aspectos:

  • Nível técnico do profissional que irá utilizar a ferramenta: como vimos anteriormente nesse post, as ferramentas de autoria podem ser mais ou menos técnicas. Se o profissional que irá produzir os cursos tem um perfil mais técnico, existe um maior número de possibilidades, já que ele pode trabalhar com diferentes ferramentas. Mas caso esse profissional seja menos técnico, você deverá optar por ferramentas mais simples, voltadas ao público leigo.
  • Recursos disponíveis: ao escolher a ferramenta de autoria a ser utilizada, tenha em mente os recursos que você quer incluir nos cursos. Observe se é possível incluir vídeos, PDFs e outros materiais externos, quais atividades podem ser criadas e se a personalização das telas pode ser realizada.

 

Conclusão

Normalmente, a produção de cursos interativos exige uma equipe especializada, que conta com designers gráficos e instrucionais, além de profissionais de TI. Mas com ferramentas de autoria é possível criar cursos dinâmicos e interessantes sem a necessidade de contratar esses profissionais.

Essa facilidade agiliza a produção do material, reduzindo os cursos e fazendo com que se atinja a escala desejada em termos de disponibilização de conteúdo.

Ao longo deste texto buscamos responder as principais dúvidas relacionadas a estas ferramentas. Esperamos ter ajudado você a entender melhor essa solução e-Learning e saber se é, ou não, uma boa opção para você.

Agora ficou mais fácil de compreender o que são ferramentas de autoria? Veja neste outro post, sobre como começar seu projeto EaD. Um infográfico bem completo com dicas básicas para você começar seu planejamento.  

 

Quer tirar seu projeto e-Learning do papel?

Desenvolvimento e-Learning é a nossa especialidade, aprendizado é a nossa paixão.

Sobre o autor

Izabella Accioly

Educadora, apaixonada por tecnologia e comunicação. Acredita que a melhor forma de aprender é compartilhar!

Se você gostou deste, pode gostar também...

5 ferramentas que facilitam o dia a dia do Designer Instrucional (DI)
Infográfico: 4 perguntas que mais recebemos sobre treinamento online
Qual é a diferença entre ferramenta de autoria e plataforma LMS?

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!