Treinamento corporativo
Rastreabilidade SCORM

Todo gestor de treinamento e desenvolvimento de pessoas quer saber o que seu aluno-colaborador está estudando, se reteve conhecimento, e se está evoluindo em sua trilha de aprendizagem. E fazer a gestão da aprendizagem ficou mais fácil com a utilização da tecnologia.

Hoje a tecnologia mais utilizada para rastrear os movimentos do aluno no conteúdo é o SCORM. Resumidamente, o SCORM comunica informações do comportamento do aluno do conteúdo para a plataforma de gestão, o LMS. Tempo de dedicação, nota, onde parou e anotações são as atividades comumente rastreadas. Ou seja, ele informa o LMS dos movimentos do aluno e o gestor pode ter essas informações em um relatório.

Em uma metáfora bem simplificada, ele é o diário de classe dos professores em aulas presenciais. Em uma versão bombada.

Complicações de ações de treinamento sem rastreabilidade

Imagine que uma montadora de automóveis quer analisar as vendas de seu novo lançamento e percebe que Porto Alegre não vendeu bem. Existem vários fatores que podem ser verificados como marketing, publicidade, e também o treinamento.

Digamos que tenha sido modelado um treinamento on-line de excelente qualidade, disponibilizado em um arquivo PDF enviado por e-mail ou disponibilizado em intranet, e um vídeo bem didático em YouTube. Porém, esse conteúdo não gera relatório de aprendizagem. Não tem rastreabilidade.

LNT

O aluno pode ter visto o vídeo e não entendeu, ou baixado o pdf e não ter lido. Agora, uma iniciativa de treinamento, que utilize alguma forma de rastrear (como o SCORM), permite que o gestor saiba como o público se comportou. Talvez, na história acima, Porto Alegre não tenha dado prioridade para o treinamento.

E nas situações emergenciais?

Muitas vezes surgem demandas urgentes de treinamento: seja um novo grupo de colaboradores recém-contratados, seja um novo processo ou ação de vendas eminente. Nessas situações, contratar um fornecedor para capturar o conteúdo e transformar em um e-leaning SCORM pode demorar muito, com todo o processo de compras e contrato. E o timing do treinamento pode se perder.

Nessas situações, o melhor a ser feito é conseguir encapsular o conteúdo que você tiver como construir internamente com uma ferramenta de autoria e-learning. Existem algumas no mercado, e elas podem ajudar demais no seu dia a dia. Se precisar montar cursos rápidos, ou cursos que tem uma longevidade curta, ou até mesmo fazer a manutenção do próprio conteúdo.

E não tem segredo: as ferramentas estão ficando simples de operar, e rapidamente você consegue vincular seu vídeo com uma atividade e exportar o pacote SCORM.

Minha empresa utiliza o login na intranet para rastrear

Ótimo! Qualquer forma que lhe permita gerar rastreabilidade do progresso dos seus alunos-colaboradores já lhe ajuda a gerar informações para tomada de decisão. O SCORM não é a única solução.

LNT

Por exemplo, o Google tem uma ferramenta que é o Analytics, que permite você monitorar a movimentação macro de um site.

A Volkswagen lançou o curso de Mecânica Passo a Passo para o grande público, e rastreia somente os acessos e navegação pelo Google Analytics. Ele não sabe o que um indivíduo específico faz, mas sabe quantas pessoas de Florianópolis acessaram. Ou seja, ele consegue gerar relatórios.

E o que fazer com PDFs e Vídeos?

Sua empresa deve ter um grande acervo de documentos. Vídeos e PDFs são ótimos materiais complementares, e acrescentam muito aos colaboradores que estão realmente interessados em fazer a diferença.

Arquivos PDF são excelentes materiais para consulta rápida em smartphones. Um vendedor com dúvida consegue acessar o arquivo PDF já salvo em seu celular rapidamente. Vídeos são ótimos para apresentar visualmente um processo ou um produto. Mas, busque centralizar essas informações, como a biblioteca do seu LMS.

Conclusão

Sempre busque rastrear suas ações de aprendizagem. O investimento, seja contratando um fornecedor, seja dedicando horas da sua equipe para construir o conteúdo, pode perder muito do valor se você não conseguir gerar relatórios.

Reflita sobre a possibilidade de tirar melhor proveito da contratação de fornecedores para executar cursos mais complexos, difíceis de serem executados, e monte internamente os cursos simples e rápidos.