Produção de conteúdo
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Você já se pegou tentando explicar algum conceito abstrato, mas sem saber sequer por onde começar? Tipo aquela situação em que parece que você só consegue explicar “desenhando”?

Aqui na Mobiliza nós entendemos bem a sensação, acredite. Tangibilizar o conceitual e abstrato realmente não é fácil, mas há formas de fazer com que isso não pareça uma tarefa impossível.

Os estudos de caso, ou cases, são um recurso poderosíssimo para treinamento online quando queremos transmitir uma mensagem, explicar um conceito ou aproximar nosso público do conteúdo. Como o nome diz, são estudos de situações que contam de maneira bastante prática uma história, a fim de ilustrar e engajar o público.

Vem conferir 3 motivos do porquê você deve utilizar esse recurso em seus treinamentos online!

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#1 – Contexto importa!

Uma das grandes vantagens da utilização de cases é, sem dúvida, o potencial em gerar contexto para o seu treinando. A possibilidade de o treinando se projetar no conteúdo, como se estivesse diante de um espelho, o ajuda a compreender melhor o conteúdo e permanecer focado durante sua sessão de treinamento.

Imagine a seguinte situação:

Você pretende fazer um treinamento para sua base de colaboradores, a fim de capacitá-los como força de venda de um novo produto, que vamos chamar de Produto M.

Para tanto, você decide contar a história do Fulano, um vendedor que está performando de uma maneira incrível, pois conhece todas as vantagens, características e argumentos de venda do Produto M.

Este é um exemplo de estudo de caso das vendas de Fulano, que vai mostrar para seu treinando como ele deve agir, e quais os conhecimentos ele deve adquirir para ser aquela pessoa. O contexto do vendedor Fulano importa, pois seu público nesta situação, quer ser como ele.

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#2 – Deixa eu te contar uma história?

Outra importante motivo da utilização de estudos de caso é o engajamento. Pessoas tendem a criar empatia por histórias de outras pessoas, principalmente quando estas fazem parte de seu contexto.

Gostamos da sensação de pertencimento, e as chances de gerar engajamento num treinando são maiores quando o texto fala de algo, ou alguém, com quem ele pode se identificar. Dá uma olhada no exemplo a seguir:

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Curso com estudo de caso, baseado em storytelling

Uma das coisas que fazemos aqui na Mobiliza para garantir engajamento é associar estudos de caso com outros recursos lúdicos, como a história em quadrinhos, por exemplo. Quando unimos a linguagem verbal e a visual, conseguimos resultados bastante ricos, o que torna leve o consumo de conteúdos mais densos.

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#3 – Eu já vi isso em algum lugar…

Capacidade de aumentar a retenção do que foi aprendido é outro motivo para utilizar estudos de caso. Quando há contexto e o aprendizado é engajador, é mais fácil manter viva na memória o que foi aprendido, chamado também de retenção. As chances de você lembrar-se de algo baseado em uma história são maiores do que se fosse apenas um conceito abstrato.

Reflita, é mais fácil lembrar-se de conteúdos teóricos, como da área de exatas, por exemplo, ou de histórias que você leu, viveu, ou teve contato?

Algumas dicas práticas para utilizar estudos de caso em seus treinamentos online:

  • Entenda o contexto dos seus treinandos: Quem são? Que tipo de conteúdo estão habituados a consumir? Quem ou o que eles almejam ser?
  • Com as informações anteriores em mãos, crie uma persona. Personifique seu público, com sua história de vida, anseios, desejos, tarefas etc;
  • Mostre cenários com que seu treinando possa se identificar, mas não entregue toda a informação de bandeja. É importante que ele possa imergir no case e se sentir motivado à buscar mais informações;
  • É importante que seu treinando capte a essência por trás do sucesso ou insucesso da persona, mas que haja um esforço por parte dele para chegar à esse resultado;
  • Você está contando histórias para pessoas. Conte histórias que envolvem pessoas. A empatia é o melhor caminho para um treinamento de sucesso.

PS.: A persona que cito neste artigo é específica para estudos de caso. Ela pode representar uma pessoa, lugar, ou qualquer coisa que o treinando possa criar empatia, mas não precisa, necessariamente, ser aquela personagem e-Learning bem visual que alguns treinamentos corporativos estão acostumados a utilizar. Personagens e-Learning é um recurso utilizado para outros fins.

Aplique esses conceitos em seu dia a dia. Tenho certeza que você terá resultados incríveis!

Conte pra gente aí nos comentários o que achou das vantagens de utilizar cases em seus treinamentos corporativos.

Até a próxima!

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