Blog

Novidades no treinamento corporativo | O que fazer depois do CBTD?

mobiliza-no-cbtd

O melhor evento do Brasil para saber das novidades em Educação Corporativa é o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). E a edição de 2016, agora no fim de novembro, não foi diferente.

Além da energia contagiante, o congresso conta com uma execução beirando a perfeição. Palestras sempre no horário, equipe de suporte afiada. A execução é tão boa que já vale como aprendizado.

E no evento, acontecem conversas ricas com os responsáveis de treinamento de diversas empresas, muito feedback, ter contato com ações fantásticas, muitas palestras boas (outras nem tanto), novas tecnologia e metodologias… ufa! Sem dúvida, voltamos para casa com um caminhão de ideias para implementar.

Temos também as novidades dos expositores. Por exemplo, tivemos uma experiência fantástica com a Sábia Experience e suas mesas interativas. Matei alguns dragões por lá.

A Affero Lab, um dos líderes do nosso setor, trouxe para todos a Nextpedia, um livro que mistura portfólio com a metodologia de cada solução. Vale muito a pena de ler agora!

E claro, nós da Mobiliza levamos para o CBTD uma solução inédita, o Applique Class. Cursos de prateleira 100% editáveis pela sua equipe, de forma totalmente autônoma.

São muitas novidades todos os anos!

Acompanhamos de perto as novidades do mercado, e uma das coisas divertidas de fazer no CBTD é descobrir qual o tema mais falado. Em uma revisão dos anos anteriores temos:

  • Em 2014, foi falado muito sobre gamificação;
  • Em 2015, o assunto da vez foi mobile learning;
  • E agora em 2016, foi o microlearning e conteúdo em pílulas.

Mas, essas novidades são disruptivas? Será que elas solucionam os problemas que elas prometem resolver?

Se colocar como entrega para o sua equipe, a base não muda: são cursos online (ou e-Learning), mas com adicionais ao seu corpo e mídia. Vou fazer uma paralelo com comprar um carro novo. Durante a compra, você pode escolher em adicionar um kit multimídia, que vai aumentar significativamente o preço do automóvel, assim como a experiência do condutor. Porém, um carro sem o kit multimídia ainda leva o condutor do ponto A ao ponto B. Não muda a base, e nem o seu propósito.

E com treinamento e-Learning funciona da mesma forma. Colocar os adicionais ao treinamento pode, sem dúvida, aumentar o engajamento da sua equipe com os estudos, porém vai aumentar bastante os custos. Porém, é sempre bom lembrar que cursos objetivos e simples também capacitam sua equipe.

Com essa premissa em mente fica a pergunta: como e onde investir nosso orçamento de treinamento?

A resposta é uma só: priorização.

Todos temos metas de treinamentos e capacitação por ano, mas não temos orçamento suficiente para que todas essas ações sejam inovadoras. E para dar conta desse desafio, o primeiro passo é priorizar de acordo com os objetivos estratégicos da área e da empresa.

Por exemplo, digamos que a empresa fictícia Magazine Romão tenha como principal objetivo para 2017 aumentar suas vendas. Com esse objetivo, boa parte do orçamento de treinamento deve ser dedicado para capacitar equipe de vendas e treinamento em produtos. É aqui que devemos buscar ações inovadoras, e investir em novidades e engajamento.

Porém, as outras áreas da empresa também devem ser treinadas, e a solução aqui é construir treinamentos objetivos com os conceitos básicos da andragogia, focados em capacitar para a execução das atividades. Econômicos, objetivos e curtos.

Uma boa estratégia é dividir uma ação de treinamento em pequenos módulos econômicos e objetivos, e fechar a trilha com uma ação inovadora. Por exemplo, montar uma ação de treinamento com módulos curtos sobre produtos e processos de vendas, fechando com uma atividade em formato de game. Dessa forma, impulsiona a experiência e engajamento do colaborador – que já estará com o conhecimento nivelado pelos módulos curtos e objetivos anteriores. (Kornelius Eidam, Diretor de Novos negócios da Mobiliza)

Existem diversas estratégias, e aí que entra a parte divertida do nosso dia a dia: utilizar a criatividade em como entregar resultados dentro do orçamento.

Para fazer esse planejamento, fica na mão no Guia Prático | Como planejar o orçamento do conteúdo EaD da sua empresa que te apresenta um passo a passo de como se organizar para 2017. Ele é e sempre será totalmente gratuito. Espero que seja super útil!

E que venha o CBTD 2017!

*Artigo originalmente postado na página de João Romão no LinkedIn. 

Sobre o autor

João Romão

Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.

Se você gostou deste, pode gostar também...

ROI em T&D: Como analisar resultados pode fazer a sua área crescer
As 4 perguntas mais comuns sobre treinamento em vídeo
Os conteúdos sobre T&D mais lidos em 2018

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!