Blog

Qual é a diferença entre ferramenta de autoria e plataforma LMS?

Você já deve ter se perguntado o que é uma ferramenta de autoria, certo? E uma plataforma LMS? Pra que elas servem?

Bem, você precisa saber que ferramenta de autoria e plataforma LMS são dois tipos de softwares distintos e muito utilizados na área de educação corporativa. Cada um deles é focado em um público e em um objetivo diferente.

Para você saber quando usar essas plataformas, vamos explicar, no nosso post, todas as diferenças entre elas. Acompanhe!

O que é ferramenta de autoria em treinamento online?

Na área de EaD, chamamos de ferramentas de autoria os softwares que permitem a criação de materiais de ensino, como e-Learnings. Com essas ferramentas, é possível editar tanto a escrita quanto o layout do seu treinamento.

Isso significa que você consegue desenvolver um curso interativo, com recursos como atividades, áudios e vídeos. Também é possível personalizar cores, formas e fontes para deixar o treinamento com a cara da sua empresa.

No mercado atual, existem ferramentas de autoria de vários tipos e com diferentes funcionalidades. Você encontra, por exemplo, opções que exigem conhecimento técnico em design, como é o caso do Adobe Captivate e do Articulate.

Outras ferramentas foram desenvolvidas especialmente para pessoas não técnicas, como o Applique. Nesse caso, você consegue criar seu próprio conteúdo, já que o software não demanda conhecimento específico em programação e design, e até usar templates (telas pré-organizadas) para desenvolver o curso.

As principais vantagens da ferramenta de autoria são o baixo custo e a facilidade de atualização. Suporte também é algo importante que você deve considerar. Já pensou em contratar uma ferramenta com suporte apenas em Inglês?

O preço de uma ferramenta de autoria é bem inferior ao de contratar uma equipe externa para a produção do treinamento. Já a possibilidade de edição permite que você altere os conteúdos quantas vezes for necessário, sem depender de terceiros ou de mais investimento para isso.

É importante destacar que as ferramentas de autoria são utilizadas na fase Produzir, que é o segundo passo do método T&D na Prática. Essa é a etapa de criar os cursos que foram idealizados anteriormente no planejamento.

O que é plataforma LMS em treinamento online?

Já a plataforma LMS não tem relação com a produção, mas sim com a publicação e o gerenciamento dos treinamentos. Isso ocorre no que chamamos de etapa 3, Aplicar, do método T&D na Prática, quando você supervisiona o desenvolvimento dos alunos e o andamento do treinamento.

O LMS é um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (do Inglês, Learning Management System). É nele que você disponibiliza os cursos para os alunos, acompanha o aprendizado e emite certificados. No LMS, você também pode fazer gestão de matrículas e realizar avaliações e testes.  

Assim como acontece com a ferramenta de autoria, existem várias opções de LMS no mercado. Algumas são instaladas em servidores e outras funcionam no formato SaaS (Software como Serviço). Nesse último caso, você paga uma mensalidade e acessa o software pela internet.

Alguns LMSs também permitem que os alunos interajam por meio de fóruns, mensagens instantâneas e outros recursos.

No entanto, a vantagem principal do LMS é a geração de relatórios, que ajudam a construir uma área de T&D mais estratégica e analítica. Esses relatórios disponibilizam informações como a quantidade de alunos que acessou determinado curso, a porcentagem de usuários que finalizou o treinamento e a nota que eles alcançaram.

Essas informações são úteis para a última etapa do nosso método, Analisar. Nessa fase, você avalia vários dados — como os fornecidos pelo LMS — para verificar se o treinamento foi eficiente e se atingiu o resultado esperado.

Recapitulando, quais são as diferenças entre ferramenta de autoria e LMS?

Se você chegou até aqui, já percebeu que cada um desses softwares é usado em uma etapa da ação de treinamento e serve para um propósito distinto. Enquanto o objetivo da ferramenta de autoria é fazer com que você produza cursos de forma mais ágil, a plataforma LMS é uma ferramenta para publicação, gestão do aprendizado e coleta de dados.

Além de serem empregados em etapas e funções diferentes, esses dois tipos de softwares são usados por públicos distintos. A ferramenta de autoria é utilizada pelo produtor do curso, seja ele o analista de treinamento ou uma equipe especializada. Já o LMS é acessado tanto pelo analista, que fica responsável pelo gerenciamento, quanto pelos alunos, que usam a plataforma para fazer e acompanhar o próprio progresso nos cursos.

 

Conclusão

Essas ferramentas nos ajudam (e muito!) na produção e na gestão de treinamentos online. Caso você opte por utilizá-las, não esqueça de avaliar a compatibilidade entre elas.

Por exemplo, a maioria das plataformas LMSs utiliza o padrão SCORM. Então, a ferramenta de autoria que você escolher também deve ter esse formato disponível.

Para saber mais sobre LMS e ferramentas de autoria e ainda aprender a implementar EaD na sua empresa, acesse nosso material gratuito clicando aqui!

 

Sobre o autor

Tamy Dassoler

Apaixonada por gatos e por livros. Adora organizar coisas e assistir a séries. É formada em Jornalismo e trabalha como revisora de textos na Mobiliza.

Se você gostou deste, pode gostar também...

LMS é uma das opções. Entenda mais sobre plataformas de distribuição e gestão de treinamentos online
Saiba como lançar sua plataforma e-Learning e ainda aumentar o volume de cursos sem produzir conteúdo
As 4 perguntas mais comuns sobre treinamento em vídeo

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!