Treinamento corporativo
capacitação online 1

A educação está em evidência por causa da crise política e econômica e sua procura aumentou porque ficou mais fácil para estudar com o ensino a distância em virtude da praticidade e proximidade.

É uma verdadeira revolução, podemos até falar em “nômades do aprendizado”, pois pode-se hoje aprender de qualquer lugar de forma mais acessível, em qualquer momento.

Por exemplo, um tema bastante comentado no RD Summit 2017 (o maior evento de marketing e vendas da América Latina) que acontece em Florianópolis todo ano, foi sobre universidade corporativa. De uma forma resumida, é onde a própria empresa define e avalia o que é relevante para capacitar seus colaboradores, e assim, cria conteúdos para aplicar, medir e acompanhar o resultado e desempenho. Como exemplo, podemos citar: treinamento de vendas, liderança, psicologia, assuntos técnicos e operacionais, entre outros.

Neste artigo, abordaremos outras duas tendências para o próximo ano, que já se fizeram presentes em 2017. O social learning e a sala de aula invertida. Vamos lá?

 

LNT

capacitação online 2

Tendência #1 – Social learning em evidência

O social learning é a forma de explorar através de chats, fóruns, ou algum canal que promova a interação simultânea. Ou seja, o colaborador consegue estudar o tema e trocar informações com outras pessoas por meio de uma plataforma.  

Outro estudo nos mostra ainda que 8 a cada 10 pessoas preferem estudar sem companhia, e o social learning promove isso. Pois o aluno consegue ter a interatividade com outras pessoas, mas sem precisar dessa companhia presente fisicamente.

O social learning também coloca em um mesmo universo aprendizagens formais, informais e sociais. O método se desconecta do tradicional “sala de aula presencial” e embarca em um modelo mais atual, tecnológico e dinâmico.

Imagine você precisando estudar um conteúdo sobre liderança e resolve fazer isso da sua casa de praia, em um momento mais tranquilo ou em um horário mais alternativo. Você estuda e compartilha no fórum as ideias e os questionamentos que apareceram. Ao mesmo tempo, outra colaboradora também está estudando e esclarece suas dúvidas facilitando assim, o aprendizado.

LNT

Em uma plataforma é possível mensurar o conhecimento com métricas, conteúdos informativos e formativos, reuniões online, e etc. Tudo de forma para facilitar o aprendizado e obter um resultado ainda mais assertivo com cada pessoa em um ambiente online compartilhado.

 

capacitação online 4

Tendência #2 – Sala de aula invertida em foco

A sala de aula invertida surgiu justamente por conta do tempo que as pessoas conseguem prestar atenção num conteúdo. Pois de acordo com este estudo, este período de atenção dura de 8 a 12 minutos.

Com o dia a dia cada vez mais dinâmico, o acesso dos millennials às tecnologias, impulsionou esta modalidade de e-Learning. A metodologia da sala de aula invertida (ou também conhecida como flipped classroom) é utilizada quando o aluno é o centro do processo de aprendizagem. Ele é o protagonista, buscando a aprendizagem ativa e dinâmica.

A sala de aula invertida traz à tona a questão de um assunto mais imersivo e expositivo. O cenário ultrapassado de o aprendizado acontecer apenas em uma sala com um orientador no quadro, ou com um material extenso impresso já não faz mais parte do nosso dia a dia.

Este é um método com objetivo de ser mais produtivo e participativo. O aluno aprende os conceitos básicos com materiais informativos através de textos, vídeos, questionários, e etc. Este aprendizado ativo possibilita um protagonismo de quem está estudando, pois o aluno estuda as informações da sua maneira. Desta forma, eleva ainda mais o papel do tutor, pois este auxilia no esclarecimento das dúvidas e ainda consegue aprofundar mais o conhecimento que o aluno adquiriu.

No ambiente corporativo, por exemplo, é possível fazer uma reunião (presencial ou online) com o time já familiarizado com um tema e apenas focar na prática, no esclarecimento de dúvidas e nas discussões em grupo. Desta forma o tempo em equipe é melhor aproveitado. Ou em um segundo exemplo, uma empresa que precisa fazer uma capacitação em um novo produto que será lançado, disponibiliza os materiais antes do encontro. Desta forma, os colaboradores chegarão mais preparados para o aprendizado.

Conclusão

Neste artigo abordamos duas tendências para 2018 no mercado de capacitação online. Vamos recapitular?

Social Learning é um canal que promove a interação simultânea, seja por chats, fóruns ou outro canal de comunicação, e que deixa livre o aluno a fazer a interação quando sentir necessidade. Desta forma fica mais interativo e tecnológico, acompanhando as mudanças na forma de aprendizado.

Sala de aula invertida ou Flipped Class, um novo formato de ver a aprendizagem onde o aluno é o foco. O papel do facilitador neste caso é extremamente importante, pois entra no momento em que o aluno já está nivelado podendo assim explorar melhor cada tema abordado.

E na sua empresa, você já utiliza alguma tendência citada no artigo? Conta nos comentários sua experiência!

Curso Prático: Adesão e engajamento na educação corporativa

Aumente a adesão e engajamento com ferramentas e ações aplicáveis no seu dia a dia.