Produção de conteúdo

O conceito de sala de aula invertida traz como novidade para o ambiente da educação a distância, a inversão do modelo de ensino. A ideia é proporcionar ao colaborador os conteúdos de maneira oposta à tradicional.

No decorrer do artigo você verá que esta liberação de conteúdos é para um processo de absorção da disciplina, por meio de material disponibilizado online em uma plataforma EaD, para a partir dali buscar então o auxílio de um profissional com domínio do assunto.

Tal processo é uma maneira de aproximar o conhecimento, colocar o colaborador como protagonista do processo de educação e promover uma aprendizagem cada vez mais ativa e colaborativa, o que facilita também a tarefa do tutor online.

Afinal, o que é sala de aula invertida?

A sala de aula invertida busca ampliar a retenção do conhecimento por meio da sua plataforma de distribuição. A ideia principal é tornar o colaborador, protagonista do curso. Utilizando esta metodologia de inversão conseguimos explorar diversas tecnologias para agregar ao ensino do colaborador.

LNT

Através da andragogia aplicada no conceito de sala de aula invertida, o papel do professor passa a ser o de um tutor, que encaminha o conhecimento ao invés de unicamente expor o conteúdo. A ideia é trazer aulas menos expositivas e promover mais o engajamento, diferente do tradicional modelo do aluno passivo diante do professor.

Nos Estados Unidos, um levantamento realizado pela Pearson Education em 2013, chegou ao entendimento de como realizar a estruturação da aprendizagem invertida nas propostas de educação a distância. Veja como é o ciclo da aprendizagem invertida utilizada trabalhado nas Faculdades INTA:

Fonte imagem: Ciclo da aprendizagem invertida nas Faculdades INTA (Reprodução)

 

LNT

Com base nesse formato, a seguir mostro um exemplo de modelo de sala de aula invertida para empresas, e seus respectivos objetos de aprendizagem:

Além de transformar a estrutura educacional, a sala de aula invertida ainda permite a utilização de recursos mais variados, antes não disponíveis na sala de aula tradicional. Alguns exemplos que podemos ver no exemplo citado acima são a utilização de e-books, vídeo aulas, apresentação de slides, games, e pesquisa livre na internet. Algumas possibilidades para quem busca o conhecimento através do ambiente virtual, auxiliando na dinâmica e na inovação do processo de aprendizagem.

3 principais benefícios da sala de aula invertida

Hoje, analisando todo o conceito da sala de aula invertida, identificamos 3 grandes benefícios. Estes, são os principais que vêm sendo analisados pelos especialistas que aplicam a metodologia:

1 – Alunos mais engajados:

A maior dificuldade de qualquer método de aprendizagem é manter seu público focado e interessado. Na sala de aula invertida, você tem diversas opções para contribuir com o aprendizado do seu colaborador. Aproveite tecnologia para distribuir conteúdos, promover atividades práticas e discussões, para desta forma garantir o interesse e a retenção de aprendizado do seu aluno.

Lembre-se que é imprescindível a compreensão do seu público-alvo em qualquer ação de treinamento, seja ela online ou presencial, para definir qual caminho seguir.

2 – Qualificação individual dos colaboradores:

Como o modelo da sala de aula invertida oferece uma atenção mais personalizada, já que não é um professor ditando o ritmo, mas sim o aluno, fica mais fácil e rápido corrigir e qualificar melhor individualmente cada colaborador.

Por exemplo, com a tecnologia das plataformas de distribuição, é possível gerar trilhas de aprendizagem e ter sempre em mãos relatórios identificando os pontos de melhoria nos conteúdos e no comportamento do aluno, dando a possibilidade de desenvolver microlearning para reforçar assuntos.

3 – Aprendizagem no seu ritmo:

Todos nós sabemos a melhor forma que aprendemos, certo? Estamos acostumados com o modelo tradicional de ensino em que você precisa registrar mentalmente tudo o que se está recebendo de informação sem ter a oportunidade de rever o conteúdo passado pelo tutor. O aluno é o protagonista, o aluno dita o ritmo e define qual hora, e onde é melhor para ele se dedicar.

Conclusão

O conceito de sala de aula invertida vem para mudar nossa forma de aprender e ensinar. O futuro do ensino acadêmico e corporativo estará sempre direcionado para este tipo de conceito metodológico, buscando uma maior retenção de conhecimento, qualificação dos seus colaboradores e engajamento. Tornando seus colaboradores protagonistas na aprendizagem deles..

No artigo de hoje, vimos o que realmente é a sala invertida tanto falado ultimamente e os 3 principais benefícios dela.

Você já trabalha ou pretende trabalhar com sala invertida na sua empresa? Conta nos comentários!